segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ultramaratona dos Anjos Internacional 2014, indescritível !!!

A seis meses atrás me lanceio o desafio de participar da mais dura Ultramaratona do Brasil, a UAI - Ultramaratona  dos Anjos Internacional, com seus 235km percorridos nas montanhas da Serra da Mantiqueira, com uma variação de relevo chegando a quase 2.000m de altitude e com temperaturas  variando de 25°c a 4°c durante a prova.

Para esta prova não necessitava apenas pagar a inscrição, eu tinha que enviar meu currículo esportivo para análise e após ser aceito pela organização da prova, ai sim efetuar o pagamento da minha inscrições.

Tudo correu muito tranquilamente e fui aceito na UAI 2014 e na categoria Hard Survivor, aonde teria que percorrer os 235km carregando meu material previamente exigido pela organização da prova, um tempero a mais no desafio que para mim já era monstruoso.

Algumas pessoas me perguntaram o por quê disso. A resposta era simples e verdadeira; eu precisava de um grande desafio, um grande mesmo, que me desse medo de não conseguir concluir, que eu tivesse a certeza de que ou me preparava corretamente e me dedicava, ou não concluiria a prova.

Isso assustou ainda mais as pessoas que perguntaram, mas para mim estava muito bem claro e certo o meu objetivo. Subir o que tivesse que subir, correr o que fosse, passar pelo que fosse preciso para me condicionar e me preparar para mais este desafio na minha vida.

Para isso venho contando com o apoio do meu amigo e coach Fred Monteiro, pois já a 3 anos trabalhamos juntos e vem dando tudo muito certo.


Bom, passado tudo isso e mais as duras sessões de treinos na preparação, vamos voar direto para Campinas em São Paulo, aonde aterrissamos, pegamos um carro e dirigi direto para Passa Quatro - MG. Esta pequena viagem iniciou saindo de Belém - PA na quarta dia 18 de junho as 15h e chegando em Passa Quatro - MG as 5h do dia 19 de junho.

Mas tudo bem, o que seria o desgaste desta viagem de 14 horas perto das possíveis 60h de prova da UAI?

Tudo estava valendo a pena, principalmente pelas companhias, estávamos indo juntos, eu, o Wendell Andrade, meu amigo e atleta que também iria fazer a prova, minha cunhada Pâmela, para dar um suporte médico em algum caso de emergência e minha esposa, a Priscila, minha maior incentivadora, meu apoio em todos os sentidos, que está ao meu lado em todos os momentos.

Passamos na praça da cidade para dar uma olhada na estrutura e local de largada, sentir e entrar um pouco mais no clima da prova, além de passar na loja móvel do amigo e grande ultramaratonista Marcio Villar para adquirir os últimos detalhes de equipamentos e as valiosas dicas do cara que já triplicou esta prova. Aqui fica o meu muito obrigado Marcio Villar pela preocupação, orientação e dicas fundamentais para a prova.

No dia 19, foi realizado o simpósio técnico e a vistoria do equipamento exigido, tudo pronto e aprovado, agora sim era hora de descansar e esperar o dia amanhecer para conhecer o monstro  de perto e enfrentá-lo.


Desde já meus amigos, venho avisar que é impossível descrever esta prova, não existem palavras que possam transpor para um texto tudo o que vivi nos 235km, tudo o que pensei e passei nas horas sem fim, quilometro a quilometro deste desafio. Mas vou tentar resumir alguma coisa para vocês.


A Prova

Dia 20 de junho , 8h da manhã na praça de Passa Quatro foi dada a largada. Por incrível que pareça,
iniciei a prova bem tranquilo, correndo leve e tirando algumas fotos, me adaptando ainda ao clima e ao local, pois em Belém é muito quente e não temos relevo e lá eu encontraria tudo ao contrário.
Eu estava tranquilo, até demais.

Larguei com a camiseta segunda pele e a manga comprida, mas logo com 30min de prova esquentei o corpo e optei em parar para poder tirar a camisa de mangas e fazer a primeira parte da prova com a bermuda e camiseta. Decisão correta,  pois a temperatura estava agradável e logo iniciaram as subidas, uma atrás da outra, intercalando entre trotes e caminhadas, tentando fazer da melhor forma possível a descidas que eram bem íngremes.

A prova foi fluindo naturalmente e eu busquei me concentrar bastante nas marcações das setas para não errar o percurso. A cada hora de prova, subida de serra, descida de pedras, posto de controle... as coisas iam ficando mais duras, mais difíceis, muito mais desafiadoras...

Nada do que eu escreva aqui vai demostrar a prova. Qualquer coisa que eu possa escrever pode lhes trazer um ar sensacionalista, uma auto promoção ou coisa assim.

Sendo assim, tomei a decisão de descrever a prova até aqui apenas, pois na verdade, só quem esteve lá, quem passou por calor, frio, dores indescritíveis, auto avaliação, exaustão, fome... e tudo mais que vocês possam imaginar... é que conseguirá entender o que é a Ultramaratona dos Anjos.

Você precisa fazer, viver, crescer e amadurecer nos 235km para poder criar suas asas e a partir daí se tornar com toda certeza uma pessoa diferente, mil vezes mais forte, determinada, e conhecedora de si mesma.

No caminho da UAI tive o prazer e privilégio de conhecer atletas de verdade, pessoas diferenciadas, talvez por isso passe  pelo Caminho dos Anjos, e os anjos cruzam nossos caminhos, destes anjos posso citar Cleber Bé, Ricardo Farias, Fabiola Otelo, Ronaldo Marletta, Natanael Salvan (Vegano), Victor Mattoso, Renato (famoso Ovos Legumes), assim como vários outros, Wendell Andrade, Pãmela Leão Viana e o meu maior anjo da guarda, minha pretinha, minha esposa linda Priscila Viana.



Foram 235km percorridos, um pouco mais de 58h de auto analise e auto conhecimento, superação e uma bagagem indescritível para toda a vida.

O resultado final?

Concluí a prova e conquistei a segunda colocação na categoria Solo Hard Survivor.
Valeu muito !!!!!



Deixo aqui os parabéns a equipe da Ultra Runners , Fernando, Paola e todos da equipe.

Meu agradecimento mais que especial a todos os membros da nossa equipe Avenida do Esporte, pelas mensagens, torcida, incentivo, energia positiva e orações para que eu conseguisse suportar tudo neste caminho e trazer para Belém mais um grande troféu e conquista.

Agradeço as empresas que acreditaram no projeto Ultramaratona dos Anjos e me apoiaram para que esta conquista fosse possível

Evoluti Fisioterapia
MA Veículos
FABEL
Belém GPS - GARMIN
SAGA
Herbalife 24H - Organização Dallef
MedCom
Taciclo Bikes




















0 comentários:

Postar um comentário